O sorteio da fase de apuramento para o Mundial 2014 - Brasil, realizado na passada sexta-feira, ditou que Portugal ficasse no grupo F juntamente com a Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. Podemos dizer que desta vez a sorte esteve do lado Português, porque para além de ser um grupo constituído por selecções bastante acessíveis, foi evitada a França que era o adversário mais temível para a selecção das quinas. Portugal, como cabeça de serie, parte para este apuramento como o principal favorito a vencer este grupo, sendo que o principal obstáculo são mesmos os Russos. Esperamos que, com isto não sejam precisas as tais “calculadoras”para fazer contas ao qual já estamos habituados. Aqui fica uma pequena síntese de cada uma das selecções que Portugal terá de defrontar até atingir o seu objectivo, que passa pela presença no Mundial 2014.
A Rússia é um adversário de boa memória para os Portugueses, contudo é sem dúvida uma selecção em evolução no futebol mundial. Com o técnico holandês Dick Advocaat a orientar esta selecção, as principais figuras desta selecção são Arshavin (Arsenal), Zhirkov (Chelsea) e Pavlyuchenko(Tottenham). Jogam um futebol fluido, que nada se assemelha ao futebol praticado pelas tradicionais selecções de leste (quer no passado, quer no presente). É o adversário mais temido que Portugal terá pela frente. (sobretudo o jogo a realizar-se na Rússia).
Israel é uma selecção em construção que poderá vir a ser um “outsider” neste grupo. Treinada pelo seleccionar francês Luis Fernandez, Israel com alguns bons jogadores, tais como Benayoun (Chelsea) e Zahavi (Palermo). É um adversário que está ao alcance de Portugal, mas não podemos menosprezar esta selecção.
O nome mais sonante da selecção da Irlanda do Norte é Johny Evans, jogador do Man. United. Todavia, o registo histórico de confrontos com Portugal não é assim tão risonho. Em 11 jogos, ganhamos por 3 vezes, empatamos 6 vezes e perdemos 2 vezes. Será um presságio para o que ai vem? Esperamos todos que não. É um adversário que está ao alcance da selecção de todos nós.
Berti Vogts é o nome mais conhecido da selecção do Azerbaijão… trata-se do treinador. O seleccionador de origem alemã já foi campeão europeu em 1996 pela Alemanha. De resto os nomes dos jogadores desta selecção passam-nos ao lado. É das selecções mais fracas deste grupo.
15 % da população residente no Luxemburgo são portugueses. Portugal, na sua deslocação a Luxemburgo, poderá contar com a força dos Emigrantes Portugueses. É uma selecção fraca, em que Portugal deverá vencer muito facilmente os dois jogos. Todavia, juntamente com Portugal e Rep. Irlanda, a selecção luxemburguesa é das poucas que participou em todas as fases de apuramento para campeonatos do mundo.
Bruno Barros
Sem comentários:
Enviar um comentário